Ir direto para menu de acessibilidade.

Página inicial > Programas de Auxílio

Programas de Auxílio

Publicado: Terça, 05 de Junho de 2018, 12h06 | Última atualização em Quarta, 06 de Junho de 2018, 12h06 | Acessos: 587

PROGRAMA DE APOIO À PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

O Programa de Apoio à Publicação Científica, vinculado à  Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED), com o objetivo de fomentar a publicação de artigos científicos de autoria de docentes, técnicos e discentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, Residência em Medicina Veterinária e do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural da Amazônia, em revistas internacionais bem avaliadas pelas respectivas áreas de conhecimento. O Programa integra a política de fortalecimento dos grupos de pesquisa emergentes e cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq.

O apoio previsto neste Programa se dará por meio do custeio de despesas de tradução ou revisão e taxas de publicação de artigos submetidos para publicação em revistas internacionais bem avaliadas pelas respectivas áreas de conhecimento, adotando-se como referência o sistema Qualis de Periódicos da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Despesas com a aquisição de separatas dos artigos não serão cobertas com os recursos deste Edital.

O Programa depende de alocação anual de recursos que podem ser oriundos do Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP) ou concedidos pelo MEC à UFRA ou mesmo conquistados em outras fontes financiadoras.

As solicitações no âmbito deste Edital serão encaminhadas à PROPED pelos Institutos ou Unidade Descentralizadas ou Programas de Pós-Graduação, a depender das fontes de financiamento, ao qual se vinculam os autores do artigo cuja publicação será apoiada.

PROGRAMA DE AUXILIO AO ALUNO DA GRADUAÇÃO

O Programa de Programa de Auxilio ao aluno da Graduação, vinculado à  Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED), com o objetivo de fomentar a divulgação científica dos resultados dos trabalhos de pesquisa realizados pelos discentes da graduação em Congressos (ou similares) de cunho científico. O Programa integra a política de fortalecimento dos grupos de pesquisa emergentes e cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq e o fortalecimento da interação ensino-pesquisa estimulada pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

O auxilio destina-se aos discentes da graduação que participam dos projetos de pesquisa cadastrado na PROPED, prioritariamente os discentes ligados ao Programa de Iniciação Científica ou estagiários de pesquisa, bolsistas de outros programas ou não bolsistas, cadastrados nos Projetos de Pesquisa da Universidade Federal Rural da Amazônia e participantes de Grupo de Pesquisa certificados pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

Cada discente proponente poderá obter apenas um auxilio por ano no âmbito deste Programa. Em trabalhos de co-autoria, o auxílio é concedido apenas a um dos discentes autor, preferencialmente ao apresentador do trabalho.

O auxilio previsto neste Programa se dará por meio do custeio de despesas de passagens e diárias e taxas de inscrição em Congressos (ou similares) de cunho científico.

As solicitações devem ser encaminhadas à PROPED pelo aluno proponente com aval do coordenador do Projeto de pesquisa cadastrado na PROPED e do orientador do aluno.

PROGRAMA DE AUXILIO AO ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO

O Programa de Programa de Auxilio ao aluno da pós-graduação, vinculado à  Pró-Reitoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (PROPED), com o objetivo de fomentar a divulgação científica dos resultados dos trabalhos de pesquisa realizados pelos discentes da pós-graduação em Congressos (ou similares) de cunho científico de âmbito nacional ou internacional e treinamentos de curta duração. O Programa integra a política de fortalecimento dos cursos de pós-graduação e a interação ensino-pesquisa estimulada pela Universidade Federal Rural da Amazônia.

O auxilio previsto neste Programa destina-se aos discentes da pós-graduação da UFRA que participam dos projetos de pesquisa cadastrado na PROPED. Cada discente proponente poderá obter no máximo dois auxílios por ano, sendo um para apresentação de trabalhos em Congressos ou similares e outro para participação de treinamento de curta duração. Em trabalhos de co-autoria, o auxílio é concedido apenas a um dos discentes autor, preferencialmente ao apresentador do trabalho.

O auxilio previsto neste Programa se dará por meio do custeio de despesas de passagens e diárias e taxas de inscrição em Congressos (ou similares) de cunho científico de âmbito nacional ou internacional e treinamentos de curta duração. Entende-se por treinamento de curta duração, a vivência em laboratórios ou campo, durante a qual o discente irá aprender algum método ou técnica necessária ao desenvolvimento do seu trabalho com duração máxima de 90 dias.

As solicitações no âmbito deste Edital serão encaminhadas à PROPED pelo aluno proponente com aval do coordenador do Programa de Pós-graduação ao qual o aluno está vinculado.